18

Com base no anuncio original no Stack Overflow Meta, o uso de conteúdo gerado pelo ChatGPT e IAs similares foi temporariamente banido da rede.

Essa decis?o também foi adotada no Stack Overflow em Português pelas raz?es abaixo:

Em resumo, esta rede foi projetada com um critério de qualidade e autenticidade de informa??o, de forma a ajudar o máximo de pessoas possíveis.

Conteúdo de qualidade precisa ser fundamentado e embasado, preferencialmente didático, e principalmente correto. Essas s?o características que tomam tempo, dedica??o, e principalmente o conhecimento do autor para elaborar e compartilhar.

Atualmente, os conteúdos gerados por IA (n?o limitado ao ChatGPT) n?o possuem tais características, e em sua grande maioria est?o incorretos. Ou pior, em muitos casos, parecem corretos, por estarem bem escritos, o que é ainda mais perigoso, principalmente para quem n?o conhece o assunto e n?o consegue perceber os erros. Esse tipo de conteúdo n?o é útil e só polui a comunidade com postagens que muitas vezes est?o erradas, incompletas, e/ou n?o possuem fontes e/ou atribui??es.

Além disso, respostas geradas por IA s?o muito fáceis de produzir, enquanto que a curadoria feita por humanos é um processo mais demorado, e em vez de gastarmos tempo revisando tudo, é mais produtivo n?o permitir que tal conteúdo seja postado.

Conhecimento só se adquire com conteúdo confiável. O Stack Overflow em Português é um repositório de conhecimento, ent?o essa restri??o se tornou necessária.

Lembrando que quem filtra o conteúdo é a comunidade, e isso n?o se limita apenas aos moderadores. Você faz parte dessa comunidade e pode contribuir com votos de fechamento e sinaliza??es úteis.

Se quiser opinar ou questionar algo sobre o assunto, primeiro procure entender como a comunidade funciona, e só depois fa?a o questionamento no post original, por se tratar de algo válido para toda a rede.

9
  • 3
    Só não entendi uma coisa: Porque banir temporariamente? Porque não definitivamente? Existe algum planejamento a longo prazo para uso dessa ferramenta pelo Stack Overflow? (ainda não li a postagem por completo) Commented 17/02/2023 às 15:33
  • 1
    @CmteCardeal Está lá no post original: "What the final policy will be regarding the use of this and other similar tools is something that will need to be discussed with Stack Overflow staff and, quite likely, here on Meta Stack Overflow."
    – hkotsubo
    Commented 17/02/2023 às 16:35
  • Seria interessante uma integração das ferramentas, um dos grandes problemas hoje do SOpt é o fato de muitas perguntas serem help desk, nesse tipo de pergunta que não é interessante para a comunidade, o usuário poderia ser redirecionado ao ChatGPT (ou alguma outra IA)
    – Costamilam
    Commented 19/02/2023 às 17:44
  • 1
    @Costamilam não sei se isso é publicidade ou um tiro no pé do cara que precisa de ajuda. Oferecer a ChatGPT ajuda é muito perigoso pra IA falar algo errado e o cara aprender algo errado. Eu nunca recomendaria um suporte da ChatGPT, já vi ela recomendar coisas nada a ver. Commented 19/02/2023 às 18:03
  • @CypherPotato esse problema sempre pode acontecer, e não é limitado as IAs apenas, há muito conteúdo ruim na internet, artigos, tutoriais, etc. O ChatGPT é só mais uma fonte, o desenvolvedor deve buscar múltiplas fontes, entender o conteúdo e analisar se aquilo faz sentido pro seu caso. Até mesmo o SOpt tem conteúdo duvidoso, por isso algumas respostas são negativadas e fechadas
    – Costamilam
    Commented 19/02/2023 às 18:50
  • 3
    @Costamilam Pelo menos no SOpt o conteúdo ruim dá pra negativar, comentar o que está errado e até mesmo escrever outra resposta mostrando o certo. No ChatGPT não dá, e pra piorar muita gente aceita qq porcaria dele sem questionar. Na minha opinião, integrar o SOpt com qualquer ferramenta que seja pior não faz o menor sentido. Se a pergunta é ruim, que seja fechada, se a resposta é ruim, que receba -1. Quem postou que decida se vai melhorar o post ou procurar outro site (e convenhamos, hj em dia nem precisa sugerir o ChatGPT, todo mundo tá usando pra tudo, até pro que não devia...)
    – hkotsubo
    Commented 21/02/2023 às 19:29
  • 1
    @hkotsubo muitos iniciantes estão considerando a ChatGPT confiável e as vezes melhores que um experiente na área. Sabe qual é o pior? É que professores de faculdades estão indicando para seus alunos essa IA... Commented 21/02/2023 às 19:43
  • 1
    @Bacco PSC Eles revogaram essa regra, e vários moderadores entraram em greve. Tá uma confusão daquelas, de novo. E desta vez parece que ninguém aqui está ligando (eu inclusive).
    – bfavaretto Mod
    Commented 7/06/2023 às 17:02
  • 2
    @bfavaretto A regra não foi revogada em nenhum momento, o que teve foi uma orientação de não fazer tratamento baseado em "detector de AI", que não é conclusivo por si só (tanto que o post original continua como featured e é documento oficial da central de ajuda.
    – Largato Mod
    Commented 7/06/2023 às 17:49

3 Respostas 3

8

Por curiosidade, perguntei à ChatGPT qual a opini?o dela sobre o assunto:

Pergunta: Por que é interessante o Stack Overflow banir respostas dadas pela ChatGPT?

O Stack Overflow é uma comunidade dedicada a ajudar os usuários a encontrar solu??es para seus problemas de programa??o, e seu objetivo principal é fornecer informa??es precisas e úteis para resolver esses problemas. Embora a ChatGPT seja uma ferramenta útil para responder a perguntas de maneira geral, ela n?o foi especificamente treinada para fornecer respostas para perguntas específicas de programa??o, e pode n?o ser capaz de fornecer solu??es precisas e relevantes para os problemas apresentados.

Além disso, o Stack Overflow valoriza a contribui??o da comunidade e busca incentivar a participa??o de usuários reais, que possuem conhecimento e experiência em programa??o. Ao permitir que a ChatGPT responda perguntas, isso poderia desencorajar a participa??o de usuários reais, o que poderia prejudicar a qualidade das respostas fornecidas no site e afetar a credibilidade da comunidade.

Por essas raz?es, o Stack Overflow decidiu banir respostas dadas pela ChatGPT e incentivar a participa??o de usuários reais na comunidade, de modo a garantir que as respostas fornecidas sejam precisas, úteis e relevantes para os problemas apresentados.

3
  • 6
    Esse é um exemplo porque o ChatGPT não deveria ser minimamente acreditado. E algumas pessoas vão ler isso e não vão achar os erros. Isso é o mais preocupante.
    – Maniero Mod
    Commented 16/02/2023 às 22:12
  • Até o próprio ChatGPT é mais sensato que "influencers" de LikedIn (ou pelo menos erra menos que os tais) Commented 17/02/2023 às 15:18
  • 2
    @CmteCardeal mas ainda consegue manter uma definição errônea sobre o SOpt Commented 17/02/2023 às 15:53
3

A ado??o dessa medida foi adicionada à nossa central de ajuda. Se a comunidade identificar qualquer conteúdo gerado por IA, ele será excluído, o autor poderá ser advertido e toda a reputa??o ganha com aquele conteúdo será revertida.

Além disso, um aviso foi adicionado para todos os usuários que forem escrever suas próximas respostas.

0
-5

Mas se a resposta está correta, qual seria o problema ? Tem a op??o pra dar downvote e até fechar uma resposta completamente errada. Isso sempre existiu no stackoverflow. E os moderadores sempre fizeram com muito afinco. Confesso que, mesmo lendo a central de ajuda, n?o consigo ver sentido nessa decis?o de n?o aceitar respostas de IA, mesmo estando certas.

O usuário que pergunta, n?o quer saber de onde é a fonte da resposta que recebe. Ele só quer seu problema resolvido de uma maneira certa, limpa e coerente. Esse tipo de resposta sempre existiu aqui. Só que ao invés da pessoa que responde buscar o conteúdo em IA, ela buscava em sites espalhados pela internet.

As tecnologias avan?am e nós — estusiastas — deveríamos ser os primeiros a reconhecer isso. Do contrário, pode-se tornar obsoleto (inclusive o Stackoverflow). Na minha opini?o, essa decis?o será a última pá de cal nessa plataforma. Infelizmente!

16
  • 3
    IA é super útil, mas não substitui um bom programador - e são estes quem criaram as melhores respostas neste site, inclusive criaram o conteúdo que a IA mastigou hoje. O problema é que: a IA continua sendo ruim para esse propósito. Ela pode até dar uma resposta correta, mas não é suficiente. Respostas boas incluem experiências, avisos, dicas e principalmente: o motivo que chegou ao usuário responder aquela pergunta. Isso a IA não possui e não irá possuir. Isso que separa uma boa resposta de uma resposta correta. Commented 9/06 às 14:59
  • @CypherPotato, claro. No meu post não há menção a algo diferente do que você disse. Logicamente quem vai responder, pegando conteúdo da IA ou de qualquer outro lugar, vai saber analisar, modificar — se necessário — e postar uma versão final resolvendo o problema. A IA não está substituindo o programador, apenas facilitando as coisas. O bom programador vai saber adaptar o conteúdo antes de postá-lo aqui. Aliás, um bom programador vai fazer isso e os moderadores nem irão perceber a origem daquela postagem :). Acredito eu... Commented 10/06 às 13:57
  • Minha sugestão é apenas para que essa plataforma não se torne obsoleta e sirva apenas de repositório de respostas para as próprias IA's consultarem. O que, pra mim, é meio que triste. Nesse caminho, fazendo uma analogia meio paradoxal, o Stackoverflow está se encaminhando apenas para servir de API para as IA's. Commented 10/06 às 14:04
  • Não discordo que a IA é uma boa ferramenta para o desenvolvimento. Mas discordo quanto à essa plataforma se tornar obsoleta. Faz tanto sentido quanto dizer que livros e documentações estão obsoletos também. A Stack Exchange não é sobre conhecimento e sim sobre ganância, dinheiro, e enquanto isso for foco deles, as coisas continuarão uma merda. Commented 10/06 às 21:27
  • 4
    O problema não eram as respostas certas, e sim as erradas, que eram a esmagadora maioria, e feita em um volume tão grande que o pessoal não dava conta de negativar/fechar tudo. Proibir foi o jeito de "estancar a sangria" e cortar o mal pela raiz. Embora tenha diminuído, acho que se liberar oficialmente respostas feitas por IA, o problema volta a ocorrer. Lembrando ainda que a maioria só copiava e colava o texto gerado, sem sequer revisar nada. Se pelo menos conferissem o texto, se a maioria das respostas estivesse correta, e se o volume de lixo não fosse tão grande, não seria tão grave.
    – hkotsubo
    Commented 11/06 às 13:31
  • 3
    Vira e mexe ainda aparecem algumas respostas feitas por IA no site, e todas - sem exceção - têm problemas sérios, seja informações completamente erradas, código que nem compila, etc. Com a proibição oficial, temos subsídio para remover estas respostas. Se liberar, volta o problema de não ter gente suficiente para negativar tudo, além de não ter respaldo oficial do site para removê-las. Por fim, não acho que permitir ou proibir IA será o principal fator para que o site se torne obsoleto. O declínio já vem ocorrendo há anos por diversos outros fatores, mas isso já é outra discussão...
    – hkotsubo
    Commented 11/06 às 13:31
  • 3
    Só vou dizer uma coisa, a plataforma já se tornou obsoleta. Primeiro que as pessoas que davam boas respostas sumiram quando as pessoas que faziam boas perguntas foram trocadas pelas que faziam perguntas ruins e agora com a IA. Eu não apoio essa mudança que as pessoas optaram por fazer, mas não tem como discutir, negar ou tentar reverter isso. Aqui não tem muito espaço, mas eu falo em outros lugares sobre a aceleração da idiotização das pessoas por causa dessa troca, até o Google está ficando obsoleto, Wikipedia então... Livros, papers já eram faz tempo. Não quero me aprofundar aqui mas...
    – Maniero Mod
    Commented 11/06 às 13:58
  • 4
    as pessoas vão pagar um preço alto e de forma silenciosa por confiar tanto na IA e evitar o conteúdo mais profundado, curado por humanos, com contraditórios reais, com opções, com desdobramentos, com referências bem escolhidas. Algo que o SO fazia muito bem, em alguns casos o SOpt fazia até melhor que o SOen, ainda que lá surgiam mais coisas mais de primeira mão. E a pessoa usar a IA para responder é uma forma de se auto difamar como um idiota. Estou tranquilo para falar isso porque andei usando IA para várias respostas, mas eu sei como fazer isso de forma produtiva...
    – Maniero Mod
    Commented 11/06 às 14:02
  • 2
    ... não foi para criar um conteúdo de me apropriar da autoria quase como um plágio e não foi para postar qualquer besteira sem critério, foi para, mecanicamente, como a IA é boa, me ajudar a produzir algo melhor onde eu falho, a potencializar onde eu me dou bem que é o conhecimento e experiência. A maioria das pessoas não sabem e não querem fazer isso. E vai piorar muito, a capacidade cognitiva vai baixar muito e não sou eu que estou falando isso, são cientistas estudando o fenômeno. Em resumo, RIP SO. Ainda continuo usufruindo do que já existe nela diretamente.Azar dos outros e da humanidade
    – Maniero Mod
    Commented 11/06 às 14:04
  • 1
    Não é uma regra que nós impusemos, é a politica da companhia que administra o site, meta.stackexchange.com/questions/tagged/chatgpt?tab=Votes . É para eles que você tem que expor seus argumentos. Commented 12/06 às 3:32
  • Eu sempre gostei do Stackoverflow BR. Assim como o Stackoverflow EN. O único problema que eu via na plataforma BR era a arrogância de alguns usuários. Isso acabou me afastando um pouco e também afastou algumas outras pessoas que conheço. Eu não via isso, por exemplo, nos momentos que precisei usar a plataforma gringa. Fora isso, era uma plataforma perfeita e que eu serei eternamente grato. Ficou para história e sempre será lembrada. Commented 25/06 às 21:13
  • @AugustoVasques eu sei que não foram vocês que definiram isso. Até porque, pelo que sei, usuários não tem o poder de decidir isso. Só comentei aqui por julgar ser o local adequado. Commented 25/06 às 21:18
  • Você sempre teve uma ideia errada sobre o que é o SO e SOpt. Esse seu clima de enterro foi em vão, a saúde dos sites da SE não é medida por quantas perguntas novas são abertas por dia. A saúde dos sites SE são medidas pela quantidade de acesos, são 3 milhões acesos mensais aqui, 9 milhões acessos mensais do Super User, e 30 milhões de acessos mensais do SOen, sim baixaram os números de acessos depois do lançamento do ChatGPT, mas é consenso na rede que o lixo que antes era diariamente despejado aqui agora migrou para as LLMs. Commented 26/06 às 14:48
  • Quanto a arrogância, as mesmas coisas que são ditas aqui são ditas nos sites internacionais, que basicamente temos um conjunto de regras e que é a empresa Stack Exchange quem as define e caso não concorde não adianta gerar celeuma e ficar aqui pressionando seus amiguinhos para fazerem o que não podem fazer. Tem que falar direto com eles da SE e lá fazer mostrar as suas propostas e explicar como ajudariam a plataforma, e não aqui onde só podemos discutir posts e repassar o que vem lá de cima. Mas você nunca entendeu, nunca quis entender e só veio com pedrada, ai fica fácil acusar de arrogantes. Commented 26/06 às 14:58
  • @AugustoVasques, você não entendeu. Deixa pra lá! Commented 27/06 às 18:39

Você deve fazer log-in para responder a esta pergunta.

Start asking to get answers

Find the answer to your question by asking.

Ask question

Explore related questions

See similar questions with these tags.